Notícia - Fitoterapia e Emagrecimento

» Fitoterapia e Emagrecimento

Fitoterápicos são os medicamentos que se utilizam exclusivamente matérias-primas vegetais. São caracterizados pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade. Medicamentos homeopáticos não são considerados fitoterápicos.

Para o fitoterápico ser aprovado e liberado para comercialização passa por diversas etapas: a Botânica (que se refere à identificação do material vegetal); Farmacêutica (onde é definida a maneira ideal de preparo); Ensaios Biológicos (fase de testes frequentes, inclusive em animais) e Etapa Clínica (uso em humanos para comprovar a eficácia e funcionalidade).

É preciso ressaltar que alguns cuidados devem ser tomados, como, por exemplo, a restrição do uso para mulheres grávidas e lactantes (em fase de amamentação), pois algumas substâncias podem interferir negativamente na fase de gestação e torna-se um fator abortivo.

Relação entre Fitoterápicos e Emagrecimento:

Algumas plantas atuam na queima do excesso de gordura e desintoxicação do organismo. De acordo com as substâncias presentes em determinado fitoterápico, são muitos os princípios ativos utilizados para ajudar no processo de emagrecimento.

 
« Voltar